Asp .Net MVC 3.0

ASP .NET MVC 3.0Olá pessoal!

Neste post gostaria de deixar registrada uma recomendação para quem quer começar a estudar o ASP .NET MVC 3.0 e que de quebra também quer aprender algumas novidades do Visual Studio 2010. Trata-se de um tutorial criado por Scott Hanselman no site ASP .NET (www.asp.net): Getting Started with MVC3, que traz um passo-a-passo para a criação do seu primeiro site MVC. O tutorial é bastante detalhado e contém diversos screenshots, tornando-se fácil de ser seguido por estudantes e profissionais de qualquer nível. Vejam só quantos assuntos bacanas são abordados:

  • O próprio ASP .NET MVC 3.0: O tutorial traz uma aplicação de listagem de filmes, onde é possível verificar a lista de filmes disponíveis na base de dados, incluir um novo filme, alterar, excluir e visualizar detalhes de um filme existente. Durante a criação desta aplicação, diversos conceitos do ASP .NET MVC são explorados, como por exemplo, a criação de Views e Controllers. o funcionamento e a composição das URL’s em uma aplicação MVC, dentre outros. Após concluir o tutorial você terá uma aplicação ASP .NET MVC que realiza todas as operações básicas em um banco de dados, já servindo como um bom exemplo para as suas necessidades futuras.
  • Razor: Veja na prática como funciona este novo view engine do ASP .NET MVC 3.0, onde é possível escrever os códigos das suas views na sua linguagem de preferência (C#/VB.NET), contando com o intellisense do Visual Studio 2010 e com a possibilidade de realizar testes unitários em views.
  • NuGet: O NuGet é uma ferramenta de gerenciamento de pacotes que é adicionada ao Visual Studio 2010 com a instalação do ASP .NET MVC 3.0. Com ele é possível pesquisar e instalar bibliotecas de terceiros em suas aplicações .NET de forma bastante simplificada. Para mais informações sobre o Nuget, visite seu site no codeplex.
  • Entity Framework, Code-First e POCO: O tutorial mostra como baixar o pacote EFCodeFirst através do Nuget, porém, atualmente já é possível baixar a última versão do Entity Framework que já contém o Code-First embutido. A ideia com o Code-First é que ao invés de criarmos modelos de dados e tabelas baseados neles, nós devemos primeiro modelar e criar as classes do nosso sistema, ou seja, partindo para o código primeiro, de forma que as estruturas em banco de dados sejam criadas por ele em tempo de execução. As classes criadas são realmente simples (também conhecidas como POCO, de Plain Old CLR Objects), de forma que sejam necessárias apenas propriedades correspondentes aos seus atributos para que todo o trabalho seja feito.
  • Validação de dados com DataAnnotations: Veja como é simples implementar validação em seu sistema, bastando para isso a decoração das suas classes de modelo de dados com atributos de validação. Ou seja, o framework se encarrega de gerar os códigos necessários para validação no client, de forma que sua aplicação não gere requisições desnecessárias ao servidor e ainda responda rapidamente. Tudo isso com pouquíssimas linhas de código!

Não perca tempo para beneficiar-se destas tecnologias que tornam os nossos códigos mais bem escritos e que nos proporcionam cada vez mais produtividade! Até o próximo post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*