Quick Dev: Melhorando a performance de aplicações ASP .NET

Olá pessoal!

Quem nunca se incomodou com o tempo levado para a recompilação de aplicações ASP .NET já publicadas? Pois é, cada vez que um arquivo “top-level” é alterado em sua aplicação ASP .NET, por padrão, toda a compilação do site feita no seu primeiro acesso é invalidada, causando uma recompilação no próximo acesso. São considerados arquivos “top-level” os arquivos global.asax e todos os arquivos da pasta bin e app_code. Isso pode se tornar um problema para grandes aplicações, pois, o tempo de recompilação pode se estender além do desejável, podendo chegar a mais de dez minutos, dependendo do tamanho da aplicação, conforme registrado na documentação da Microsoft (veja o link no final deste post).

Para contornar este problema, a Microsoft incluiu um recurso no .NET que nos permite habilitar o que é chamado de compilação otimizada. Esta compilação é um pouco mais inteligente do que a padrão, de forma que, ao invés de recompilar o site inteiro quando um arquivo top-level é alterado, apenas os arquivos afetados pela sua alteração são recompilados, diminuindo o tempo total da recompilação e por consequência, o tempo de espera do primeiro acesso após a modificação.

Para ativar a compilação otimizada, basta incluir a configuração a seguir dentro do elemento system.web do arquivo web.config da sua aplicação. O recurso já está disponível no Windows 7, Windows Server 2008 Service Pack 2 e Windows Server 2008 R2. Para o Windows Vista Service Pack 1 e Windows Vista Service Pack 2, é necessário instalar o seguinte hot-fix: http://code.msdn.microsoft.com/KB967535.

Problema resolvido? Não totalmente. Com este recurso habilitado, é preciso ficar muito atento aos tipos de alteração que são feitas na aplicação. Isso porque, se apenas os arquivos afetados diretamente pela modificação são recompilados, podem ocorrer erros quando um arquivo da versão antiga precisar acessar algum recurso não mais compatível na versão nova. Por exemplo, imagine uma página que acessa um método de uma determinada classe, que teve sua assinatura alterada na modificação realizada. A classe publicada é recompilada, porém, a página não, o que causa um erro quando da sua execução.

Para mais detalhes sobre o assunto veja a documentação completa a respeito no artigo: Understanding ASP.NET Dynamic Compilation. Não deixe de considerar também a opção de utilização da pré-compilação: ASP.NET Precompilation Overview.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*