Leitura recomendada: PerfTestGuide, Application Architecture Guide, ebookAS

Olá pessoal!

Por falar em arquitetura, neste post gostaria de registrar três e-books que devem fazer parte da biblioteca digital de todo arquiteto que trabalha com tecnologias Microsoft.   

  • Application Architecture Guide (v.2.0 – 2009): Com o próprio nome já sugere, trata-se de um guia de arquitetura criado pelo grupo Patterns e Practices e disponibilizado gratuitamente pela Microsoft. O e-book cobre três assuntos principais relacionados a arquitetura de software Microsoft e ainda conta com um apêndice. Os três assuntos são:
    • Software Architecture and Design: Resumo de princípios e padrões para fundamentação de uma boa arquitetura. Também provê uma abordagem para criação do seu próprio modelo de arquitetura.
    • Design Fundamentals: Um guia para definição de camadas, componentes e serviços. Também aborda o endereçamento de atributos de qualidade.
    • Application Archetypes: Guias específicos para tipos de arquiteturas específicas, como por exemplo: Web, RIA, Rich Client, Mobile e Services. 
  • Performance Testing Guide for Web Applications (2007): O nome também já diz tudo. Também é um guia criado pelo grupo Patterns e Practices e disponibilizado gratuitamente pela Microsoft. Foi construído com base em experiências práticas aprendidas por diversos profissionais do ramo. O e-book abrange a inclusão do teste de performance em ambientes ágeis e estruturados (p. ex. CMMI), técnicas de teste de performance (p. ex.: teste de carga, teste de stress) e também atividades chave relacionadas (identificação de objetivos, design e execução dos testes, análise e report de resultados). 
  • ebook Arquitetura de Soluções (v.1.0.1 – 2009): Trata-se de uma compilação de diversos assuntos abordados pelo arquiteto de soluções Waldemir Cambiucci, da Microsoft, em seu blog ao longo de dois anos. Dentre os diversos assuntos, constam textos sobre SOA, SaaS, interoperabilidade, modelos de maturidade, recursos da plataforma Microsoft, frameworks de desenvolvimento, domain specific language e diversos outros.

  

Leitura recomendada

Leitura recomendada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *